segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Por que ficar em cima do muro?



Por que ficar em cima do muro?

O Segundo turno está ai, sei que no dia da votação não adianta continuar indeciso. Mas a minha crítica maior vai a essa briga política que virou nada mais nada menos, do que as rivalidades feitas em campo de futebol. Há muito se vê na televisão, socos, pontapés, e até mortes, por causa de uma das maiores rivalidades existentes no Brasil, a do time de futebol, e a ironia é que por um lado existe a luta de poder, de quem vence e quem perde, e por outro a cumplicidade de não ver, cor, crédo, classe social desde quê e exclusivamente quê, você compartilhe da mesma luta ideológica que é a de torcer pelo mesmo time.

Infelizmente esse radicalismo está ocorrendo nas eleições para Presidência da República entre Petistas e Tucanos. Acontece, que acredito eu chegamos a um patamar, onde as coisas deveriam ser mais limpas, mais honestas. Como acusar um e defender o outro? Deveríamos acusar todos e defender todos. Vou dar um exemplo. Eu me decepcionei com o governo do Pt, Lula e seus aliados. Por vários motivos. Pelo fato do Lula que é oposição do governo FHC, ter praticamente roubado e incrementado o projeto do Bolsa não sei das quantas, sem dar nenhum mérito ao criador que foi o FHC, e muitos petistas radicais, sem saberem ou se importarem com isso, veêm no Lula o herói emergente da história. Muito bonita essa luta de classes, só que pra mim esse tal Lula já perdeu a muito tempo a humildade de um simples trabalhador. Escândalos do mensalão, o filho do Lula que não se houve falar sobre ele, mas que enriqueceu da noite pro dia, e hoje é dono de empresa, o marketing pessoal de ser lançado um filme que eu ainda não assisti sobre a história do Lula e estar na peneira para quem sabe concorrer ao Oscar, lembre-se que Lula é um puxa saco do Obama. A essa altura, os petistas fiéis que estão lendo, já perderam até a amizade comigo, rs mas acredito que dar e ter uma opinião não é ofender o pai nem a mãe de ninguém. Continuando, tem também o inesquecível caso Erenice Guerra, braço direito de Dilma. Sem contar com o apoio lulista para o candidato Netinho, que é a favor da lei Maria da Penha, ironia total, um cara que deu uma chave de braço em uma aeromoça, bateu na ex mulher e agrediu um repórter ao vivo, defender justamente a lei que briga contra estúpidos que espacam suas mulheres. E o Lula e companhia fecharem os olhos pra isso, sinceramente se você fosse um político honesto, iria dar credibilidade a alguém que vai justamente contra os seus próprios princípios e ideais políticos?

Agora antes que vocês falem que sou só mais uma tucana querendo privatizar o Brasil, deixo aqui reegistrado que não, e sim, vocês estão enganados. Afinal o caso do Paulo Preto está muito mal resolvido e explicado, como que o Serra diz primeiramente que não o conhece, e depois de ameçado diz que sim, conhece e além de tudo o dito cujo é uma ótima pessoa?

Ai que está aonde eu estou querendo chegar. Voltando ao governo do Pt, quero deixar registrado também que apesar de com uma mão eu condenar, com a outra eu admiro certas atitudes da Dilma, ainda não vi nada comprovando que ela assassinou ninguém na ditadura, e sim do partido ao qual ela fazia parte, mas admiro a sua coragem como mulher de ir contra um governo ditador, em busca de uma ideologia, embora o comunismo seja um sistema utópico, mais romântico do que concreto, porque vemos ai o caso de Cuba que é senão, uma outra forma de ditadura. Pelo menos, ela foi corajosa em lutar por algo no qual acreditava. E pra quem fala em origem como meio de desculpa, Serra que é direitista ou positivista como é chamado, veio de uma família humilde, de verdureiros, enquanto Dilma é herdeira de 17 imóveis. Mas para mim isso é bobagem, que é bonito ver uma pessoa que conseguiu dar a volta por cima, porque infelizmente existe e muito por todos nós o preconceito social, que é maior do que qualquer outro preconceito existente, sim é muito bonito, e é admirável, assim como Lula e Serra foram em conseguirem chegar lá, assim como Dilma foi em ser mulher e guerreira, mas para mim vale mais aquela frase, “ Se você quer saber a real honestidade de um homem, dê poder a ele”. Então para mim, pobre ou rico, o que importa não é o que a pessoa foi, e sim o que ela se tornou, se ela se corrompeu ou não. E sei que estou falando do Lula, como se fosse ele que fosse concorrer a presidência, mas pra mim é como se fosse. Eu adoraria ver uma mulher nesse cargo, a primeira, e por isso lamento tanto a perda da Marina, que para mim era uma esperança de renovação política, de otimismo, de inteligência. Mas como ela ainda não ganhou, pois daqui quatro anos se Deus quiser, meu voto é dela sem nem pestanejar. Eu continuo dizendo que para mim, a Dilma apesar de sua forte personalidade, está se escondendo atrás de Lula pois o mesmo tem carisma, já ela nem tanto.

A minha crítica vai para essa briga ignorante onde a verdade é oprimida através de sensacionalismos baratos que não chegam a lugar algum.

O fato de Serra levar bolada de papel na cabeça é engraçado, mas isso é relevante na escolha para a presidência? Sinceramente não deixaria de votar em determinada pessoa por conta disso. Assim como, recentemente vi videos, onde Dilma cometia gafes do tipo, “Sou contra o meio ambiente pois ele é uma agressão ao movimento sustentável”, e eu como ser humano que sou, percebi que aquilo foi uma falha, um deslize e não a julguei usando essa bobagem como arma para falar mal da Dilma ou dizer que ela não serve para ser candidata a presidência.

O que faz com que eu julgue se as pessoas servem ou não para tal cargo,é a honestidade de ambos, e a veracidade de suas propostas, e que isso não fique reestrito a notícias banais, que mudam o foco do que realmente interessa.

Afinal, nós o povo que seremos beneficiados ou prejudicados com as nossas escolhas futuras, então porque petistas e tucanos não se juntam em pról de notícias concretas e relevantes ao invés de ficarem nessa briga infantil apontando a falha humana de um ou de outro?

E que se precisarem mudar de idéia que mudem, eu sou Partido Verde de coração hoje, e por enquanto sou uma indecisa. Mas “amanhã” eu posso mudar de opinião.

Sou a favor de uma população de críticos, não de rebanhos conformados.


Ps: Estes fatos que escrevi sobre Lula, Dilma e Serra, foram de fontes confiáveis.

Sou humilde em dizer que me interesso por política a pelo menos uns 4 anos, pouco tempo, mas filtro todas as notícias que leio.

E estou aberta a receber notícias e palpites de fontes que julgarem confiáveis para sabermos mais e umas verdades sobre os DOIS governos na disputa.

As fontes sobre a bibliografia dos dois eu vi no Wikkipedia e em várias matérias por ai, já a outra, foi um texto que recebi no facebook, e depois em outras matérias também, não vou divulgar o facebook da pessoa que me mandou, mas se alguém quiser ler a notícia eu posto aqui depois.


Nenhum comentário: